Qualidade de vida: uma percepção que vai muito além da atividade física!

Qualidade de vida é um estado almejado por muitos, mas infelizmente atingido por poucos. É um termo que acaba sendo bastante subjetivo. Ou seja, cada pessoa assume sua própria visão sobre o assunto.

De modo geral, a qualidade de vida é atingida a partir de diversas metas pessoais que impomos, ao longo da vida, como requisitos para termos algum tipo de estabilidade. As metas geralmente variam entre:

  • Financeira;
  • Amorosa;
  • Espiritual;
  • Saúde.

Essa é uma percepção que vai muito além da atividade física, mas ao mesmo tempo não deixa de passar por ela.

Neste artigo, vamos te mostrar o impacto que apenas alguns minutos semanais de atividade física podem fazer na sua vida e algumas recomendações de como você pode começar ainda hoje. Acompanhe!

Quão sedentário você está?

Repasse toda a sua rotina mentalmente, desde o momento em que você acorda até quando vai dormir! Observe por quanto tempo do seu dia você:

  • Permaneceu sentado;
  • Ou ficou parado.

Considere todos os momentos, até aqueles em que você precisou se locomover de carro ou ônibus? Agora, tente se lembrar quanto tempo você usou para praticar uma atividade física durante esse dia! Nada? E na última semana?

Eita, ainda não? Ta bom, então considere o último mês!

Bom, se você tem sentido cansaço ou dores sempre que encara a rotina do dia a dia, talvez agora você tenha um indicativo do por que isso acontece. Sedentarismo!

Se você não tem energia para executar o padrão que sua vida exige atualmente, como espera ir além!

Abaixo, listamos algumas áreas da vida que são automaticamente elevadas a partir do momento que assumimos a atitude sobre o nosso corpo. Veja!

Como a pratica de exercícios físicos pode auxiliar na sua qualidade de vida

1. Melhora a qualidade do sono

O sono é uma das funções reparadoras mais importantes que temos. Ele interfere em diversas outras funções e pode gerar grandes prejuízos a saúde física e mental. A prática de exercícios promove 3 benefícios diretos a qualidade do sono:

  • Ajuda a dormir mais rápido;
  • Ajuda a ter mais tempo de sono profundo;
  • E a despertar menos vezes durante a madrugada.

O sono profundo é fundamental para a renovação completa, e a atividade física é uma das melhores maneiras de atingir esse estado de forma natural.

2. Aumenta a mobilidade e vitalidade

Estudos mostraram que, pessoas que tiveram uma vida fisicamente ativa durante a meia idade conseguiram preservar a mobilidade e independência durante a velhice. Os exercícios, além de ajudar no retardo da perda natural dos movimentos, também mantêm:

• Aptidão cardiovascular;

• Metabolismo;

• E funções musculares semelhantes ao de pessoas mais jovens.

3. Melhora a vida sexual

Tanto a libido, quanto o desempenho sexual são beneficiados com a prática de exercícios regulares. Um estudo realizado por profissionais de saúde de Havard revelou que, homens que praticaram pelo menos 30 minutos diários de exercícios físicos tiveram 40% a menos de chance de experimentar disfunção erétil do que homens sedentários.

Outro estudo feito com mulheres mostrou que a prática de 20 minutos diários de atividades aeróbicas, foi o suficiente para aumentar a excitação sexual em mais de 100%.

4. Aumenta a produtividade

Ao praticar exercícios, seu corpo se mantêm muito mais preparado para lidar com as tarefas do dia a dia mais tranquilamente e em alta performance. Além de aumentar a sua produtividade, você também melhora a capacidade de resiliência para lidar com as situações difíceis do dia.

As consequências disso se refletem diretamente na vida pessoal e profissional, acelerando os seus resultados e encurtando a distância até os seus sonhos.

Comece ainda hoje a ter mais Qualidade de Vida

Se você ainda não tem o costume de praticar atividade física, pode começar pelo básico recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que orienta:

Para crianças entre 5 e 17 anos:

A recomendação para crianças entre 5 e 17 anos é acumular pelo menos 60 minutos de exercícios de nível moderado a vigoroso diariamente. Isso, para melhorar as funções:

  • Cardiorrespiratória;
  • Muscular;
  • Saúde óssea;
  • Cardiovascular;
  • Metabólica.

Valores praticados acima do recomendado podem promover benefícios adicionais.

Adultos entre 18 e 64 anos

A recomendação da OMS para adultos entre 18 e 64 anos é de realizar atividades físicas com intensidade moderada, e do tipo aeróbica por no mínimo 150 minutos semanais ou pelo menos 75 minutos de atividade vigorosa aeróbica por semana. O objetivo é melhorar as funções:

  • Cardiorrespiratórias;
  • Musculares;
  • Óssea;
  • E diminui o risco de DNT e depressão.

Para benefícios adicionais, os tempos praticados podem ser elevados para 300 minutos semanais de atividade moderada aeróbica e 150 minutos para atividade aeróbica vigorosa.

Adultos maiores de 64 anos

O objetivo maior da atividade realizada nessa faixa de idade, além dos mencionados acima, é promover melhor equilíbrio e evitar quedas.

O recomendado pela OMS nesse caso é a pratica de pelo menos 150 minutos de exercícios moderados do tipo aeróbico ou 75 minutos de atividade vigorosa, divididos em 3 ou mais dias na semana.

Se você deseja ir além, então temos uma recomendação de outro conteúdo que pode te ajudar. Nele, explicamos os 4 principais motivos para você começar a praticar o Treinamento Funcional.

Clique Aqui e Confira