Personal Trainer: O que faz e quais os benefícios de ter um

Dizer que tem um Personal Trainer, já foi por muito tempo sinônimo de status e luxo.  Muitas pessoas ainda têm essa percepção, mas isso, por não terem conhecimento sobre a acessibilidade e importância que ele representa nos dias de hoje.

Se você está comprometido com sua saúde e evolução, então ter um profissional de orientação técnica para suas atividades físicas deve ser uma prioridade. É indiscutível os benefícios que o exercício físico traz para o corpo e mente, mas praticá-lo sem a devida orientação pode ser um grande risco.

Segundo o ortopedista e traumatologista Rodrigo Junqueira, cerca da metade das lesões que ocorrem nos esportes está relacionado ao excesso de exercício. As regiões com maior incidência de lesões são:

  • Joelho;
  • Lombar;
  • Ombros;
  • Músculos.

O intervalo de recuperação necessário e a alteração da série de exercícios são os principais fatores que acabam ocasionando a sobrecarga nos músculos e articulações. Se você deseja ter o máximo resultado no menor tempo, traçar e concluir aquelas metas ousadas sem ter que interromper por dores indesejadas, então leia esse artigo até o final.

Vamos te mostrar agora qual a importância de ter um Personal Trainer e os principais benefícios que só ele conseguirá te proporcionar, mas antes! Vejamos quem realmente é esse profissional. Acompanhe!  

O que faz o Personal Trainer?

O Personal Trainer é um profissional focado em treinamentos individualizados e personalizados. No Brasil, ele possui formação em educação física, podendo ser especializado nas mais diversas áreas de desenvolvimento físico, sendo algumas delas:

  • Musculação;
  • Dança;
  • Corrida;
  • Triaton;
  • Fitness;
  • Artes marciais;
  • Reabilitação musculoesquelética e cardíaca;
  • Esportes coletivos;
  • Pilates;
  • Yoga;
  • Treinamento Funcional;
  • Entre outras.

O termo surgiu nos Estados Unidos, por volta da década de 80 para denominar os profissionais que atendiam e orientavam as grandes estrelas de Hollywood.  O principal objetivo do Personal Trainer é conseguir identificar as necessidades e limitações dos seus alunos, a fim de traçar as melhores estratégias de treino e obter os melhores resultados.

Para isso, ele precisa saber avaliar, prescrever e supervisionar os programas de treino, de modo que respeite as condições do aluno, garantindo o máximo conforto e motivação.

Uma das características que elevam o trabalho de um Personal Trainer a outro nível é o fato dele oferecer um atendimento personalizado. Diferente de um professor de academia, ele consegue explorar e considerar os limites individuais de cada aluno, o que permite acelerar os resultados de forma segura.

Para isso, o aluno é submetido a uma avaliação física, que geralmente é feita por meio de entrevista e teste físico. A partir das informações coletadas nessa etapa, o profissional tem condições de prescrever os exercícios com:

  • A intensidade exata;
  • A melhor frequência;
  • A duração ideal.

Se até aqui você não se deu conta da relevância desse profissional, calma que ainda tem mais. Veja!

4 benefícios que só um Personal Trainer pode proporcionar:

1. Proporciona mais resultado em menos tempo

Se você tem a vida corrida e precisa aproveitar o pouco tempo que tem para ir à academia, então vale muito apena ter um treinador pessoal a sua disposição. Ele te ajudará a evitar perder tempo com treinos ou aparelhos que não vão entregar aquilo que você realmente quer.

Um aluno que deseja desenvolver a região do bumbum e acaba perdendo muito tempo em exercícios de cardio, por exemplo, não conseguirá obter os resultados que almeja e ainda acabará desanimando de manter seu treino. Entre uma grande gama de possibilidades de exercícios e aparelhos é comum ficar perdido, sem saber o que fazer. Por isso dizemos que o personal ajuda a encurtar caminhos.

2. Reduz o risco de lesões

Se exercitar sem o acompanhamento ou orientação de um profissional é como se ir a um hospital fazer um exame ou tomar qualquer remédio sem ao menos falar com um médico.  Dizendo em outras palavras: “O risco de você fazer algo de errado é enorme”

Além de corrigir sua postura, o treinador pessoal fará diversas outras ações para garantir a eficiência e segurança durante os exercícios. Afinal de contas, o objetivo é sempre sair melhor do que entrou.

3. Alinha a expectativa a sua realidade

Todos que se propõe a seguir uma rotina saudável estão em busca de uma meta pessoal.A partir dessa meta, geralmente o aluno estipula um ritmo de treino que, na maioria das vezes, não condiz com seu preparo. E o resultado acaba se resumindo em:

  • Lesão;
  • Ou desistência.

Definir metas realistas, não só te ajudará a obter mais resultados como também te dará motivação para traçar e conseguir bater metas mais ousadas. Baseado em um conhecimento técnico e analítico, o Personal Trainer conseguirá estabelecer metas realista e saudáveis que respeitem as suas limitações, mas que também estejam equilibradas com seus desejos.

4. Mantém a motivação

Quando nos comprometemos com alguém, a chance de realizar algo aumenta absurdamente. Experimente fazer o teste! Já, quando você se compromete só consigo mesmo, mil e uma desculpas surgem para te sabotar e distorcer os seus sonhos.

O treinador individual, além de te mostrar o que e como fazer, também pode ser o ponto de motivação que falta para que você consiga cumprir aquelas promessas que sempre ficaram pela metade em sua vida.

O Personal Trainer é indispensável para você que busca por resultados!

Como você pôde notar, o trabalho de um Personal Trainer é específico e focado em fazer com que os alunos consigam ultrapassar barreiras que, muita das vezes, nem eles imaginavam que conseguiriam.

Aqui na HD TRAINING, dispomos de uma equipe de Personal Trainers especializados no Treinamento Funcional. Cada um deles atende até 4 alunos por aula, garantindo atenção, segurança e total flexibilidade.

Caso você queira conhecer um pouco mais sobre o nosso método de treinamento, entre em contato conosco